Nesta data comemorativa, a diretoria de direitos humanos e cidadania da AMATRA XV, responsável pelo
desenvolvimento do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), no âmbito do TRT da 15ª Região, reforça o seu compromisso de promover a cidadania e a defesa dos direitos fundamentais, através da disseminação de conhecimento e noções básicas de direito a professores e alunos do ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos.
Nos encontros, que permitem a aproximação entre Poder Judiciário e Sociedade, os voluntários e os envolvidos têm a oportunidade de esclarecer dúvidas e debater temas importantes relacionados à violação de direitos humanos.
O TJC, nesta parceria entre educação e Poder Judiciário, busca plantar a semente do conhecimento sobre direitos humanos, que certamente germinará nos lares dos alunos e professores participantes, atingindo o seu núcleo familiar, de amigos e conhecidos.
O Programa TJC busca levar noções fundamentais de direitos para além das salas de aula, o que, aliás, se coaduna com as as sábias palavras de Eleanor Roosevelt, ex-primeira-dama dos Estados Unidos, liderou o comitê que redigiu a Declaração Universal dos Direitos Humanos:
“Onde, afinal, começam os direitos humanos universais? Nos pequenos lugares, perto de casa – tão perto e tão mínimo que não podem ser vistos em nenhum mapa do mundo. (…). Sem uma ação cívica planejada para mantê-los perto de casa, nós procuraremos em vão pelo progresso num mundo maior.”
Juíza Lady Ane de Paula Santos Della Rocca
Diretora de Direitos Humanos e Cidadania da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15.ª Região - AMATRA XV